terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O que é Terapia Holistica?

Para entendermos o que vem a ser Terapia Holística em primeiro lugar devemos entender o que é Terapia, esta palavra é de origem grega, Thaerapia, e significa Servir à Deus, se voltarmos no tempo veremos que os antigos viam a saúde como algo sagrado e aqueles que se dedicavam ao seu estudo eram sacerdotes, no sentido mais estrito da palavra.

Holístico vem de Holos, todo, o conjunto, porque dentro do conceito holístico as doenças não se devem a apenas uma causa, mas devem ser analisadas dentro de um todo, o homem não é apenas seu corpo físico e perecível, o homem sente, pensa, e este sentir e pensar interferem em sua constituição.
Analisemos um caso simples, uma febre por exemplo, por mais que saibamos que a febre não é uma doença mas sim um sinal de alerta do organismo continua-se a tratar tal mal como uma doença, priorizando o sintoma e deixando a causa de lado, isto não se dá somente com a febre, as inflamações são um outro exemplo de sinal dado pelo organismo de que algo está errado, contudo as causas são ignoradas e o tratamento acaba por focalizar o desaparecimento da inflamação em si.
A Terapia Holística parte de uma outra visão, procura abordar as causas do problema e não tratar apenas conseqüências, focaliza o trabalho no doente e não na doença, vai além, buscando descobrir os fatores emocionais, mentais e energéticos que criaram a condição para que uma doença tenha se instalado.
Buscando tratar cada caso como algo único, para ilustrar pensemos em duas pessoas que possuem um mesmo problema de saúde, podemos dizer, sem medo de errar que na grande maioria das vezes, embora o problema seja semelhante os caminhos pelos quais o problema se instalou são muito diferentes, a constituição de cada um dos envolvidos é única, temperamentos e caráter individuais que necessitam de uma abordagem também individual, aliás o termo indivíduo significa exatamente algo não dividido, total.
Tendo por fim orientar o internauta em sua pesquisa, colocaremos abaixo o que forma esta totalidade no homem:
Corpo Físico
Corpo Vital
Corpo Emocional
Corpo Mental
Corpo Espiritual
A doença é, em última instância, o resultado do desequilíbrio em algum destes pontos, que com o tempo termina por afetar o Corpo Físico, a medicina trata deste último enquanto a Terapia Holística procura reintegrar o homem, restabelecendo a harmonia e o equilíbrio entre os diversos centros, quando se alcança o reequilíbrio o Corpo Físico reage mais prontamente a qualquer tratamento, inclusive ao alopático.
O que expomos não é teoria nova, trata-se, na verdade da mais antiga concepção acerca do homem, embora apenas recentemente a medicina tenha reconhecido o papel das emoções e pensamentos na saúde humana, no oriente esta visão tem orientado os últimos 5.000 anos de pesquisas com resultados fantásticos, no ocidente podemos encontrar rudimentos deste modo de ver entre várias tribos, e também teorias muito refinadas entre povos antigos, como os nativos do Hawaí por exemplo, que dentro de uma ciência milenar já descreviam processos avançados de Psicologia e Terapia, eles conheciam o subconsciente e o seu papel, conheciam o consciente e ainda tinham profundos conhecimentos do superconsciente.
Hipócrates ( ? 460- 377 AC), tido como o Pai da medicina, tinha sobre esta idéias que muito destoam do que atualmente encontramos nas faculdades, Paracelso (1490-1541) falou sobre o impacto das emoções e pensamentos sobre a saúde humana há mais de quinhentos anos, Samuel Hahnemann (1785 – 1843) elaborou toda a teoria da Homeopatia partindo da visão Holistica, para Hahnemann o menos importante era saber o nome da doença, sendo o ponto crucial conhecer o doente.
Para o Terapeuta Holístico é da máxima importância este ponto, devemos conhecer o doente, seus hábitos, sua vida, alimentação, sua vida afetiva etc., cada informação tem o seu lugar dentro deste processo.
Percebemos, pelo exposto acima, que a Terapia Holística é parte de um conhecimento milenar, que antes de ser negado, dia a dia é confirmado por pesquisas ao redor do mundo, por outro lado, ao contrário do que afirmam seus opositores as Terapias Holísticas possuem o mérito de engrandecer o conhecimento humano com técnicas profundas e completas, tomemos por exemplo as seguintes técnicas:

Acupuntura

Reconhecida como prática médica pelo CRM, que após anos de perseguição agora tenta, através de meios legais impedir o seu exercício por não médicos.
Foi testada de todas as formas possíveis ao redor do mundo, onde ficou comprovada a validade da Acupuntura, falar mal da Acupuntura, nos dias de hoje, ou manifestar descrença na mesma soa da mesma forma que manifestar a opinião de que o homem não foi à Lua.

Homeopatia

Reconhecida como prática médica desde 1980 pelo CRM, que tenta da mesma forma impedir o seu exercício por não médicos, interessante observar que embora reconhecida pelo CRM, e embasada em profundas pesquisas que comprovaram os postulados de Hahnemann e a sua eficácia, ela não é utilizada pela maioria dos médicos.

Fitoterapia

Inquestionavelmente eficaz, é a base da maioria dos remédios alopáticos nos dias de hoje, método consagrado pela população mundial.

Florais de Bach

Embora não reconhecido, o sistema é cada vez mais indicado por médicos e psicólogos, apesar da proibição do CRM e do DRP, dada a sua eficácia, estuda-se o seu reconhecimento pelos órgãos oficiais.
Ou seja, Terapia Holística não é moda passageira, não é mania de brasileiro, é, antes de mais nada uma resposta a necessidade humana de saúde, de bem estar e de respeito.
Por estes e outros motivos recomendamos a todos que procurem por um Terapeuta Holístico, estejam ou não em tratamento, tenham ou não algum problema de saúde em evidencia, as Terapias Holísticas são tanto preventivas quanto reparadoras, suas técnicas são na maioria das vezes suaves e não invasivas, apelam sempre para a qualidade de vida do homem e o seu retorno aos hábitos sadios e naturais.

2 comentários:

  1. Rita, gostaria que falasses sobre a importância da música como instrumento de conexão com o divino????

    ResponderExcluir
  2. Rita,adorei seu Blog e o que voce faz parece muito gratificante.
    Se você me permite passo a segui-lo hoje .
    Beijos
    Teca

    ResponderExcluir